segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reportagem para a Futura e Time Feminino

O Galícia RC ainda colhe os frutos de sua Gira. Neste último sábado, 25 de julho, foi gravada no Parque Santiago uma matéria sobre o rugby baiano, com ênfase no rugby galiciano. A reportagem irá ao ar no Canal Futura com duração de cerca de 5 minutos. Foram gravadas imagens do local de treinamento, do treino em si, foram feitas algumas entrevistas e serão utilizadas algumas imagens dos jogos internacionais do Galícia.
.
O maior problema do nosso esporte é falta de conhecimento por parte da população brasileira, portanto, qualquer forma de divulgação é benéfica e fundamental ao seu crescimento.
.
Aproveitamos o bom momento para fomentar a formação do time feminino do Galícia RC. Sempre existiu a intenção de promover o nascimento deste time, porém, faltava iniciativa, pois, o engajamento na consolidação do time masculino era total. Porém, esta carência necessitava ser findada.
.
Algumas garotas já demonstravam a intenção de participar deste maravilhoso esporte, portanto, o passo foi dado e o time feminino inicia os seus treinos nesta terça feira , dia 28/07 a partir das 19h na praia do Porto da Barra.
.
Agora, não só os homens, mas, também as mulheres podem ter a oportunidade de participar desta família que é o rugby galiciano.
.
Se você quer participar, é só aparecer. O rugby engloba todos os tipos físicos e não faz restrições quanto a cor, credo, genero ou classe social.
.
Sinta-se convidado.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

De Volta pra Casa.

A equipe de Rugby do Galícia está de volta a Salvador. Depois de 10 dias viajando pelo sul da américa todos estão de volta. Os "Barbarians do Nordeste" trouxeram em sua bagagem muitas lembranças e nas suas memórias muita experiência e a certeza de que a "gira" atingiu plenamente o seu objetivo.
.
Quando foi planejada, ainda era uma incógnita a nossa real capacidade em uma excursão desse porte. Poderiamos realmente realizá-la ? Era realmente viável ? Viajariamos para apanhar ? Conseguiriamos realmente fazer frente aos times que nos enfrentariam ?
.
Pois é, as dúvidas existiam, mas, existia também a força de vontade de um grupo, o esforço coletivo, o trabalho, as horas e mais horas de treinos e a dedicação de todos. Ocorreram imprevistos, afinal, nada é perfeito, porém, pode se aproximar bastante e mesmo estes probleminhas vieram a fortalecer ainda mais o grupo e unir a todos.
.
Fazendo uma análise fria, passar 10 dias na companhia de 22 homens não seria a minha viagem ideal. Porém, viajamos tal qual 22 irmãos e unimos o grupo como 1 só. As divergência existiram, mas, foram muito bem contornadas.
.
Os jogos foram sensacionais. Ninguém acreditava que poderiamos jogar de igual pra igual com nossos adversários. Mas, fomos... jogamos... colocamos os nossos corações em campo... doamos o nosso suor e sangue em prol de um grupo e, inclusive, dominamos um jogo contra uma equipe muito mais experiente. Poderiamos dar desculpas, falando de cansaço, campo, etc, mas, isso não estaria fazendo um relato fiel do que aconteceu, afinal, mesmo com toda adversidade nos doamos integralmente. 100% ficou em campo. Se não veio a vitória da gira, foi porque ainda não era pra ser.
.
O que realmente importa é que vivemos rugby, respiramos rugby, jogamos rugby e convivemos com pessoas que vivem a cultura rugbista. Gostaria de fazer um agradecimento especial para os amigos de Cataratas. Foram sensacionais. conviveram conosco durante todos os dias da nossa estadia em Puerto Iguazu e partilharam dos nossos problemas como se fosse deles também. Nos ajudaram muito mais do que as suas obrigações. Se não fosse por eles, não seria a mesma coisa.
.
A gira atingiu a todos os seus objetivos. Fizemos bons jogos, aprendemos muitas coisas novas, recebemos várias dicas de como melhorar, fizemos novos amigos, aprendemos o que é realmente o rugby. Temos muito a agradecer, em especial a Martin, Jonca, Pilly, Gustavo, Mariano e a todos os nossos adversários em campo e amigos fora dele
.
Ver homens se transformando em meninos por adentrarem outros países, por conhecerem as Cataratas, por tomarem uma Quilmes de 1 litro ou até ao se deparar com centro comercial paraguaio não tem explicação. Ver sonhos se realizando é algo único.
.
A volta foi em clima de festa. De dever cumprido. Cantamos, rimos e curtimos como pudemos. Agora, estamos de volta.
.
Uma coisa que a minha irmã disse me fez pensar. "Poxa... depois de 10 dias convivendo o tempo todo com as mesmas pessoas e longe de casa, pensei que vocês chegariam aqui doidos pra chegar em casa, mas, parece que não querem se separar..."
.
Pois é, realmente todo o esforço fez sentido. A família não queria se separar. De madrugada, todos juntos no aeroporto e as despedidas se prolongavam. Somos sim, uma família.
.
Ontem nós voltamos... hoje morremos de saudades.
.
Ahhhh... teve quem pensasse que só iriamos nos machucar. Pois é... a melhor notícia que poderia dar depois de uma gira e 3 jogos. Não houve NENHUMA contusão na equipe do Galícia RC.
.

E o Fim da 1ª Gira !!

Depois de 10h de viagem durante a noite, chegamos na fria manhã de Curitiba por volta das 8h. Fomos descansar para o jogo que marcaria o final da nossa 1ª Gira Internacional. Almoçamos e nos dirigimos para o campo da Universidade do Esporte, onde o jogo estava agendado para as 15h.
.
Chegamos por volta das 14h e fomos direto para o vestiário. Time titular anunciado, uniforme vestido e partimos para o aquecimento. O campo estava muito molhado e enlameado. Assemelhava-se um pouco ao da partida contra Ciudad del Este.
.
Começou então o jogo. Muito truncado e com muitos erros de. ambos os lados. O Curitiba partiu pressionando o Galícia em seu campo de defesa, mas, não conseguia ultrapassar a sua linha defensiva. A bola caia muito e o jogo permanecia entre os forwards. Quando a bola era aberta para a linha, logo estava lançada ao ar através de um chute.
.
O Galícia poderia até ter aberto o placar, porém, neste jogo os chutes aos postes não foram bem executados. Perto do fim do primeiro tempo, o Curitiba anotou o seu 1º try, não convertido, deixando o placar em 5x0 a seu favor.
.
O 2º tempo começou de forma bem parecida com o 1º. Porém, depois de feitas as alterações, o rendimento do CRC cresceu, enquanto o do Galícia caiu. No final, o placar apontou 20 x 0 para o Curitiba.
.
Gostaria de agradecer a todos do Curitiba pelo grande jogo e pela recepção. Novos amigos foram feitos e esperamos em breve retribuir a receptividade.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

2º Jogo

Veio então o 2º jogo, o qual consideravamos mais complicado. Não conheciamos o jogo do Cataratas, porém, sabiamos ser o atual campeão de sua província, dentro de um país apaixonado pelo rugby. O sonho de jogar contra eles estava para se realizar e não queriamos que se tranformasse em pesadelo.
.
Todos ansiosos pela partida acordaram cedo, tomaram o café e se mantiveram repousando no albergue. Prepararam um almoço leve e arrumaram o material de jogo. Nos dirigimos de taxi para o local da partida onde vestimos o uniforme, nosso manto.
.
Às 16h começou a tão esperada partida. Depois de uma noite de muita chuva, o campo permanecia impecável, ao contrário do campo enlameado em Ciudad del Este. Como era de se esperar, o Cataratas partiu pra cima, mas, encontrava uma defesa sólida e resistente, defendendo as muitas fases de ataque incansavelmente.
.
Passada a pressão inicial, o Galícia equilibrou o jogo. Com o campo molhado, as equipes se utilizavam muito dos chutes táticos para sair da pressão e tentar contra-ataques, até que um penal foi cometido pelo Cataratas a cerca de 40m do in goal. Dragão chutou para converter os primeiros 3 pontos da equipe galiciana.
.
O Cataratas então voltou à pressão e empurrou o Galícia para os seus 5m. Depois de quase 10 minutos de defesa, no último minuto do primeiro tempo, após uma cobrança rápida de penal pelo lado menor do campo o Cataratas fez o seu primeiro try não convertido, deixando o placar em 5x3 a seu favor. Porém, na saída de bola o Galícia foi com tudo na pressão e conseguiu novo penal, novamente convertido por Dragão, deixando o placar em seu favor, 6x5.
.
Após o intervalo as equipes voltaram dispostas a marcar. Logo no início do segundo tempo, novo penal acertado por Dragão, fazendo então 9x5. Porém, a partir deste momento o jogo mais rápido de mãos da linha "hermana" começou a prevalecer. Em dois contra-ataques rápidos, a equipe Argentina marcou 2 trys muito parecidos, contando com o apoio da 2ª e 3ª linhas, um deles convertido, deixando o placar em 17x9.
.
Posteriormente, o Cataratas ainda anotou mais um try, fechando o placar em 24x9.
.
Depois do jogo, as equipes confraternizaram bastante. Trocaram camisas, presentes, agradecimentos e promessas de novos encontros.
.
Gostaria de agradecer a todos que fazem deste clube, o Cataratas Rugby um clube tão fantástico, atencioso e cordial. Nunca tivemos uma recepção tão boa. Esperamos poder retribuir em breve e usufruir das novas amizades feitas ! Vocês foram sensacionais dentro e fora de campo.
.
MUTCHAS GRACIAS !!

domingo, 5 de julho de 2009

Ciudad del Este RC x Galícia RC

E finalmente o nosso primeiro jogo. Acordamos cedo, almoçamos por volta das 11 da manha e fomos nos arrumar para sair com destino a Ciudad del Este para enfrentar a equipe local.
.
Seguimos em ônibus fretado e às 16h entramos em campo para realizar a nossa primeira partida internacional. O jogo começou bem movimentado e o Galícia dominava as açoes, jogando cerca de 70% do tempo no campo do adversário, porém em um contra ataque sofreu o seu primeiro try, nao convertido... 5x0 para a equipe oposta.
.
Fomos para o intervalo atrás no placar, mas, com muita conversa, acertamos alguns defeitos e voltamos dispostos a virar o jogo. Logo no início do segundo tempo, após um chute de Dragao, a bola quicou dentro do in goal adversário, Marcos tentou marcar, e a bola sobrou para Jorge que anotou os primeiros 5 pontos, empatando a partida.
.
O Galícia seguiu pressionando e aos 20 minutos do segundo tempo anotou o seu segundo try através de Dudu, este convertido, totalizando 7 pontos. Até entao, Galícia 12 x 5 Ciudad del Este.
.
Faltando 5 minutos para o final do jogo, o Galícia seguia atacando quando teve um passe interceptado e sofreu o seu segundo try, também convertido, empatando a partida e pouco tempo depois, um penal foi convertido deixando o placar em 15 x 12 em favor do adversário.
.
Nos acréscimos, o Ciudad del Este ainda marcou mais um try, convertido, deixando o lacar em 22 x 12.
.
Algumas coisas devem ser ressaltadas: os laterais cobrados foram perfeitos, fazendo com que os paraguaios até desistissem de disputá-los; foi um jogo bem leal; os times lutaram até o final; nenhum dos jogadores do Galícia saiu machucado.
.
Depois do jogo houve um terceiro tempo regado a cerveja e um bom assado (churrasco), com muitos cantos tradicionais, muita risada e novas amizades sendo feitas.
.
Que venha a quarta com Cataratas RC x Galícia RC.

sábado, 4 de julho de 2009

Notícias de Puerto Iguazu

Olá a todos,
.
Estou mandando notícias diretamente de Puerto Iguazu. Partimos do Aeroporto Internacional de Salvador às 1350 da quinta feira 02/07, em pleno feriado de Independência da Bahia com destino a Curitiba, fazendo uma conexao no Rio de Janeiro. Tudo correu bem com os vôos e chegamos a Curitiba por volta das 19h. Do aeroporto seguimos em vans fretadas para o centro de treinamento do Curitiba RC, onde assistimos ao treino da equipe local e fizemos uma pequena brincadeira de passes para descontrair. Posteriormente jantamos e fomos em busca de um hotel para descansar no intuito de, às 5:30 da manha, partirmos com destino a Puerto Iguazu - ARG.
.
Saímos no horário marcado e percorremos cerca de 10h atè Foz do Iguaçu, onde nos deparamos com o nosso primeiro obstáculo. As vans nao poderiam atravessar a fronteira pois nao possuiam um documento necessário para tanto. Nos conseguiram entao um ônibus para que pudessemos fazer a travessia, no qual embarcamos em dieçao ao hostel em Puerto Iguazu.
.
Chegamos no hostel, nos acomodamos e saímos para fazer uma refeiçao. Na volta, encontramos os representantes do Cataratas RC para socializar e estreitar laços de amizades entre os times. Fomos dormir, pois, os anfitrioes tinham um presente para o nosso cube. Eles prepararam um passeio guiado pelas Cataratas do Iguaçu no lado argentino.
.
Nesta manha saímos logo cedo para conhecer as cataratas. Depois de uma manha e início de tarde fantásticos, bem descontraídos, voltamos no meio da tarde para o hostel para nos prepararmos para o primeiro treinamento em terras hermanas. Todos estao muito animados e ansiosos para o primeiro jogo que acontecerá amanha (domingo) em Ciudad del Este, no Paraguai.
.
Em breve, mais notícias e muitas fotos.
.
Ps:. desculpem pelas falhas de aentuaçao, mas, o teclado nao tem todos os acentos.