quarta-feira, 24 de março de 2010

Família Galícia !

Vou utilizar este espaço para falar a vocês sobre duas paixões em minha vida que andam de mãos dadas, o Rugby, esporte que entrou em meu dia-a-dia para ficar, e o Galícia Rugby clube, este, mais que uma simples reunião de adeptos do esporte ou de amigos querendo se divertir, em verdade, trata-se de uma nova família, sempre acolhendo novos "parentes".

O rugby, esporte ainda desconhecido da maior parte dos brasileiros e alvo de muito preconceito por ser taxado de violento, na verdade é um esporte fascinante. Trata-se da coletividade em sua essência, afinal, muitos fazem o trabalho duro para que um consiga atingir o objetivo. Essa explicação até restringe a compreensão, afinal, nesse esporte não há espaço para vaidades e quem realmente atinge o objetivo é o grupo, afinal, todos trabalham visando aquele resultado. Para mim, uma atividade física completa. Trabalha todo o corpo, e, em especial a mente.

Outro fator desconhecido da maioria das pessoas é tratar-se de um esporte com princípios muito presentes. Não existe rugby sem solidariedade, coletividade, dedicação e, principalmente, RESPEITO. O respeito em um esporte de contato extremo é condição para a sua prática. Este começa relacionado aos seus companheiros e estende-se ao público, adversários (que não são inimigos e você não está em campo para machucá-los) e ao árbitro. Inclusive, vale ressaltar que só os capitães dos times podem dirigir-se a eles, de forma respeitosa e pedindo permissão para fazê-lo, condutas diferentes destas, atitudes desrespeitosas, reclamações contra as marcações, contestações contra a arbitragem são sumariamente punidas.

Este esporte, à primeira vista meio confuso (e para mim não foi diferente), quando jogado torna-se apaixonante. E foi graças a ele que conheci a minha nova família. Há cerca de 4 anos, alguns amigos se juntaram em uma praia de Salvador para praticar o rugby e desta brincadeira surgiu o primeiro time da cidade, o Bahia Rugby Clube. Pouco menos de 3 anos depois, a base destes amigos foi acolhida por um clube multiesportivo tradicional pelo futebol, o Galícia Esporte Clube, dando surgimento ao Galícia Rugby Clube.

Esta adoção deveu-se principalmente à seriedade dos participantes. Em novembro de 2008, os jogadores do ainda BRC resolveram sediar o Campeonato Nordestino de Rugby 7's e na busca por um campo na capital baiana para o evento entraram em contato com os dirigentes do clube e foram prontamente acolhidos pelos mesmos. Após um evento bem organizado o GEC vislumbrou a possibilidade de trazer o rugby para suas dependências, afinal, houve um bom retorno de mídia, o que interessava em muito ao clube. Em janeiro de 2009 iniciou-se esta parceria que demonstrou sucesso logo de início. Já em seu 3º mês, o Galícia organizou um amistoso contra a Harvard Business School dos Estados Unidos. Ainda em seu primeiro ano, o Galícia realizou a sua primeira excursão internacional visando adquirir experiência. Jogou no Paraguai (conhecido pelo seu jogo duro e aguerrido) e na Argentina (terra do rugby na America), apresentando um bom nível de jogo e dando trabalho aos "gringos". Em sua volta, sagrou-se campeão do Nordeste de forma invicta, trazendo o seu primeiro título ainda no primeiro ano de existência.

O ano de 2010 inicia-se de forma promissora para o rugby galiciano. Uma nova "gira" está sendo organizada, desta vez para Buenos Aires e o campeonato do Nordeste se aproxima. Mas, o que realmente importa é que a família cresce e se consolida a cada dia. Hoje são mais de 30 praticantes treinando regularmente às terças quintas e sábados, faça chuva ou sol e o time feminino já vem tomando contornos de realidade. A doação de todos nos treinos é sensacional e só faz com que a dedicação se torne maior a cada treino. Faz gosto ver todos se esforçando ao máximo, se doando sempre um pouco além do seu limite pra ganhar aquele fôlego a mais que pode fazer a diferença no final. Melhor ainda é ver todos dando força àquele que está ficando um pouco pra trás, incentivando e mostrando que ele não está sozinho nunca... que todos estão lá a seu lado para apoiá-lo sempre que precisar e essa conduta em campo se reflete na vida.

Por essas e outras que este esporte é fascinante. Uma viagem com o time é algo inesquecível. Convido a todos para conhecer um pouco mais sobre o rugby. Trata-se de um esporte de contato e bruto? Sim, mas, vai muito além disso.

Quem mora em Salvador ou estiver de passagem pela cidade e deseja participar de um treino ou apenas conhecer o esporte, sinta-se convidado a comparecer aos treinos do Galícia Rugby Clube. Os mesmos acontecem às terças na praia do Porto da Barra (20h) e às quintas (20h) e sábados (16h) no Galícia, na Av. Santiago de Compostella s/n, Brotas (em frente ao Atakadão Atakarejo, próximo ao Iguatemi).

.

Vitor "Trator" Brandão


Um comentário:

  1. opa!
    tudo bem tenho muito interesse em iniciar nesse esporte.
    podem me informar como? se posso observar vcs no clube ou algo do tipo?
    meu E mail para contato: taciovalois@hotmail.com
    muito obrigado!
    abrsss

    ResponderExcluir