segunda-feira, 22 de junho de 2009

Barbarians do Nordeste ?!?

Para quem não conhece, o “Barbarians”, também conhecido como "Baa-Baas", é uma equipe de Rugby Union formada através de convite. Esta surgiu na Inglaterra através da intenção de um homem, William Percy Campmael que amava o rugby e o espírito do jogo bem como as suas “giras”, Portanto, este resolveu realizar viagens não muito longas para compensar o tempo que os clubes permaneciam inativos entre as temporadas.
.
O ingresso ao “Barbarians” é feito por meio de convite. Para tanto, o jogador deve ter um alto padrão de jogo além de uma conduta exemplar dentro e fora de campo. O ”Barbarians FC” é uma das mais importantes expressões deste esporte e para os jogadores de rugby ser convidado para compô-lo é da mais alta honra.
.
O que seria essa “gira” do Galícia senão uma versão nordestina do “Barbarians”, obviamente, guardadas as devidas proporções? Ora, vejamos:
O Galícia RC, a partir do sonho do seu treinador um homem chamado Martin Ortega, vislumbrou a possibilidade de excursionar por terras hermanas visando solucionar o principal problema da sua equipe, a falta de jogos. De início, parecia não ir além da vontade de um treinador sonhador de ver os seus amigos/comandados dividindo o campo de jogo com pessoas que cresceram inseridos na cultura maravilhosa que este jogo traz incutido.
.
Depois de horas na internet e de pesquisas sobre times e valores, este até então devaneio passou a se tornar palpável. A desconfiança sobre a viabilidade desta turnê transformou-se em empolgação e todos já se mobilizavam para conseguir verba e de alguma forma reduzir os custos da viagem.
.
Então, porque não estender esta experiência aos grandes amigos feitos no gramado os quais tínhamos a certeza de que entrariam no mesmo espírito que já nos encontrávamos e aproveitarão esta viagem tanto quanto nós? Foi feito. Foram convidados então jogadores do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e de outros times da Bahia. Formou-se então a delegação que partirá rumo ao sul da América.
.
Após muitas vendas de camisas, rifas, tentativas de obtenção de patrocínio, muitos “nãos”, mas, também muitas demonstrações de apoio e solidariedade em especial de nossas famílias e nossos amigos que nos patrocinam fazendo o esforço de comprar tudo que os “empurramos”, estamos muito perto de partir nesta jornada.
.
Uma jornada que visa suprir a falta de jogos, feita por amigos que valorizam o espírito e os princípios inerentes a este esporte, que amam viajar na companhia uns dos outros, que chegam a convite e que em breve estarão de volta ainda mais unidos, mesmo em clubes separados. Um sonho de um homem, compartilhado e realizado por muitos.
.
Por tudo isto, creio que podemos dizer que somos sim, o “Barbarians do Nordeste".
.

4 comentários:

  1. Meu irmão joga demais... Meu orgulho... Mais conhecido como Trator, mas pra mim ele é o Tico! Ví, que você continue fazendo o que mais gosta sempre... Beijos, te amo maninho... morrendo de saudades...

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei emocionada!

    Parabens ao Martin e todo o grupo por esta demonstração de integridade e espírito do Rugby.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. ô vontade de poder viajar com vocês... pqp
    :(

    ResponderExcluir