domingo, 29 de março de 2009

Orixás (BRA) 12 x 0 Harvard (USA)

Foi um jogo como deveria ser ! Muita doação em campo, muito respeito, muita perseverança e um jogo limpo.
.
Numa tarde de muito calor, a seleção Baiana formada ontem por jogadores do Galícia Rugby Clube e pela Associação Alto de Ondina fizeram um grande jogo e bateram a equipe da Universidade de Harvard por 12 x 0.
.
Com todo o apoio da mídia baiana na divulgação deste amistoso internacional, a tarde desportiva se iniciou com a presença do time feminino do Galícia que realizou um jogo exibição para os presentes. Posteriormente, aconteceu um joguinho de Seven's com jogadores novatos e juvenis para dar mais experiência aos mesmos.
.
Pontualmente às 16h, começava o primeiro amistoso internacional de rugby na capital baiana. Os times entraram em campo e entoaram seus gritos de guerra sob gritos e aplausos das cerca de 200 pessoas que estiveram no Estádio Parque Santiago para presenciar o embate.
.
Decidiu-se que o jogo seria dividido em 4 tempos de 20 minutos em razão do calor, para que os jogadores e juiz pudessem se reidratar.
.
O jogo começou com Harvard pressionando e os baianos se defendendo muito bem, porém, falhando nos chutes e não conseguindo aliviar a pressão. Os americanos jogavam em seu campo de ataque, porém sem conseguir muitos avanços. Os Orixás então mostraram o que tem de melhor. Num contra-golpe rápido chegaram com muita velocidade desde os seus 22m até o in goal adversário, porém, foi marcado um "forward pass" no último passe, já dentro dos 22m dos americanos e a partir daí a pressão foi dos baianos enquanto Harvard mostrava uma defesa sólida. O primeiro quarto chegou ao fim com a pressão baiana.
.
O segundo quarto foi de dominio total dos baianos. Jogaram os 20 minutos no campo de ataque e depois de uma belíssima antecipação de Lucas "Novato" saiu o primeiro try, convertido e depois de mais alguma presão Orixá, terminou o primeiro tempo de jogo.
.
O terceiro quarto, foi um jogo de ataque contra defesa. Os americanos jogaram quase todos os 20min dentro dos 22 baianos, porém, com uma defesa que cedia muito pouco espaço e avanço, conseguiram se segurar lá atrás, porém, sem aliviar a pressão.
.
Na última parte da partida, os Orixás voltaram a pressionar tentando manter um bom volume de jogo e depois de uma jogada de algumas fases de trabalhos alternados com Forwards e Backs, a bola correu na linha até encontrar Elson "Portuga" que fez uma finta e correu para marcar. Dragão tentou converter, porém a bola chocou-se contra a trave. Os baianos ainda mantiveram-se no ataque e Harvard tentava aliviar a pressão com chutes, porém, sem muito efeito.
.
Ao fim do jogo, os jogadores se cumprimentaram e iniciou-se uma longa sessão de fotos e saudações entre os até então "adversários". Seguiram então para o 3º tempo de 2 times extenuados, porém, satisfeitos e felizes por estar celebrando com boas pessoas que realizaram um jogo limpo e de muita doação. Um jogo como deve ser jogado.
.

11 comentários:

  1. Parabéns ao time dos Orixás!

    Estou muito feliz ao saber do resultado.

    ResponderExcluir
  2. Valeu galera, muito bom o jogo, um jogo como deve ser jogado! Muita garra, muita garra!

    ResponderExcluir
  3. E eu quase chorei escrevendo e lembrando !!!
    Bom demais

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se voce tem time feminino, me interessei pelo esporte e queria pratica-lo.
    Qualquer coisa pode entrar em contato pelo e-mail: natinha_sa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. que maravilha de resultado! fiquei tao chatiada que nao estaria em salvador neste fim de semana para ir ver o jogo, ainda bem que achei esta resenha aqui na internet!! TEM FOTOS?? por favor, post aqui e se puder, me avisa no meu email larasbrito@hotmail.com valeuzao!!!!

    ResponderExcluir
  6. Caras, foi um belo jogo de rugby, parabéns. E além desses lances daí teve um cara do Baêa que deu um sprint gigante e ficou a uns três metros do try. Deu orgulho de ver o time daqui jogar tão bem!

    Ah, um amigo meu que nunca tinha visto nada de rugby e só aprendeu como a coisa funciona na hora que o jogo rolou gostou muito. Grande seja o futuro do rugby baiano!

    ResponderExcluir
  7. Ae!!! Arrasaram! PArabénssssssssss!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de ver e de jogar com essa equipe de bravos guerreiros. Alem de muita raça e garra, a defesa n deixava passar nada e no ataque com muita velocidade e abilidade com a bola. Estarei em breve ai com vcs, para cada dia ficar melhores que ja somos... O jogo foi muito irado, muita vibração e muita união. Abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a partida! Os Orixás se portaram muito bem em campo!
    E achei excelente a coluna acima!

    ResponderExcluir